quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa do povo!

Tenho acompanhado a visita do Papa Francisco, ao Brasil, nos noticiários e, neste momento, estou a ouvir o seu discurso na favela da Varginha.
Já dediquei mais do que 1 post ao papa Francsico e de todas as vezes acho que deu para perceber que o que vejo neste homem é um verdadeiro discípulo de Deus que se quer o mais próximo dos homens.
Um destes dias, alguém disse que achava que ele estava a exagerar, isto a respeito do modelo de carro que escolheu para se deslocar no Vaticano!
Realmente, algumas pessoas podem cair nessa "tentação" pela sumptuosidade, luxo e distância a que outros papas nos habituaram. Não estranho opiniões semelhantes pois não é fácil, aliás acho que nos nossos dias podemos considerar raro, alguém tão importante seja tão desprovido de tudo o que a nova "função" lhe oferece.
Esta visão, este senso comum, deve servir para nos abrir os olhos e fazer ficar mais perto da igreja, com a missão de ver mais além ou para além do que estamos habituados.
Para mim, igreja deve ser isto, e o seu representante máximo deve mostrar-nos este caminho.


Sem comentários: