quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Psoriática, é uma pessoa que tem Psoríase!

E eu sou uma delas!
Não sei desde quando fui "contaminada" com esta maleita, conhecida como sendo uma doença cutânea crónica, incurável, que evolui ao longo da vida por períodos de melhoria e agravamento. Não é contagiosa e caracteriza-se mais frequentemente pelo aparecimento de pequenas placas rosadas e descamativas dispersas pelo corpo todo.
A minha zona de maior incidência, sempre foi o couro cabeludo, tendo recentemente passado também para as sobrancelhas.
Há pessoas que têm em sítios menos escondidos, o que afeta bastante a sua auto-estima, e os que não têm qualquer tipo de conhecimento sobre a doença têm uma determinada tendência para evitar contacto físico com os psoriáticos.
Eu já cancelei idas ao cabeleireiro por estar com "crises" e ter receio da reação de quem me fosse lavar a cabeça!
Basicamente, o que mais incomoda a nível visual, ou pelo menos era até há pouco tempo, é que de vez em quando parece que tenho neve a sair-me da cabeça, pior do que na Serra da Estrela, sendo obviamente confundida com caspa! Agora com o alastramento para as sobrancelhas a coisa mudou um bocadinho de figura porque são mais visíveis as manchas vermelhas. Nada que a moda dos óculos grandes não ajude a disfarçar!!
Noto que as crises intensificam-se conforme o meu nível de stress, o que não consigo controlar tendo como consequência que diariamente posso estar com uma comichão de querer arrancar pele, com uma avalanche digna dos Pirenéus a querer saltar-me da cabeça, ou a ficar ainda mais stressada porque tenho ambas no mesmo dia!!
Foi uma doença confundida com a lepra durante centenas de anos, o que originou o isolamento de muitas pessoas na Idade Média! Só no século XIX foi pela primeira vez descrita clinicamente e dissociada da lepra.
Não sinto que seja uma doença que me retire qualidade de vida, mesmo em altura de "crises". O que me incomoda mesmo é a falta de informação das pessoas que pode, aí sim, retirar-me qualidade de vida no que respeita a ser olhada de lado e sentir-me discriminada.
Espero que este post fique guardado no sótão, com o principal objetivo de ajudar, nem que seja um bocadinho, na informação das pessoas!

Sem comentários: